domingo, 31 de julho de 2011

Casal Osmidio Alves de Araújo e Izabel Morais de Araújo


Seu Mída como era conhecido, nasceu no sítio Mimoso território de Paulista-PB, no dia 15 de Julho de 1919, nesta data o domínio daquela região ainda era de Pombal-PB. Desde cedo se concentrou no trabalho do campo, daí se explicava as poucas letras que conseguia escrever, aquele homem trabalhador, assinava apenas o seu nome. Era um homem brando, honesto e muito humilde, capaz de ajudar a qualquer um que dele precisasse. Sua história foi marcada por trabalhos desempenhados com toda a dedicação, e ao lado de sua esposa Izabel fizeram honrar o nome do sertanejo, do homem do campo que traz o pão para o seu lar de sol a sol e também para os nossos lares.
         Dona Izabel, nasceu na mesma comunidade, mais precisamente em 19 de Fevereiro de 1923. Quanto aos seus estudos, concluiu apenas o primário (do primeiro ao quarto ano), deixando tudo para casar-se com Osmídio. Ela era uma jovem dedicada a tudo que fazia, pois o desempenhava com amor. E foi este amor que fez brotar seus quatro filhos: Antônio, Albaniza, Aldeci e Alba Cilene. Como todo casal pode ensinar valores que obviamente foram seguidos por sua prole, e assim como os seus genitores formaram família e tentam passar para eles os ensinamentos e a sabedoria repassada por seus pais.
          Lembro-me de seu Mida passeando com seu gato toda noitinha: um cordão prendia-se a coleira do felino que parecia entender que aquele era o melhor horário para os dois passearem, pois o resto do dia não o perturbava para sair. Eu era um jovem adolescente e toda noite da calçada lá de casa observava aquele senhor de estatura mediana e extremamente carinhoso, pois mantinha olhar fito em seu animalzinho de estimação. Depois de alguns dias decidi fazer amizade com eles, e eu um jovem, pude desfrutar de sua amizade e sua sabedoria e da sua consideração.
         Este casal sem sombra de dúvida contribuiu e muito para a história vitoriosa da nossa Pombal (313 anos), que é composta de várias histórias que se entrelaçam como em um quebra-cabeças, e só depois de um tempo apresentam um belo painel. Entendo, pois, que o casal simples lá do sítio mimoso que em meados da década de trinta formaram seu lar e produziram muito com seus campos para nutrir nossa população a partir da sua entrega e de seu serviço, alimentou o nosso passado e vislumbra com sua simplicidade, pois eles abandonaram a sua terrinha, e se mudaram para Pombal quando a velhice chegou, porém alicerçaram o nosso futuro, muito Obrigado aos dois, que Deus os recompense!

Nenhum comentário:

Postar um comentário