quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Margarida Pereira da Silva, 18 de julho de 1950 a 05 de outubro de 2000.

No Sítio Olho D'água  localizado no território de Pombal- PB nasceu Margarida. Sua família muito humilde, porém honrada era composta por 04 irmãos, seu pai Francisco (um agricultor) e sua mãe Antônia, que além de cuidar dos filhos e dos afazeres domésticos, também auxiliava seu esposo no trabalho da roça. 
Para poder estudar, o único jeito encontrado pela jovem Margarida foi trabalhar no Colégio das Freiras localizado aqui em nossa cidade. Lá germinou a primeira semente de lutar em prol da melhoria de vida de  outras “Margaridas”.
Ela começou suas atividades na área social aos 17 anos, organizando um grupo de crianças para recreação e lazer aos domingos, além de montar  uma turma de estudo da língua inglesa na periferia de Pombal - PB.  Já em 1977, juntamente com um grupo de brasileiros e alemães, que por aqui estavam a serviço por um período de dois anos, fundou a Creche “Pequeno Príncipe” inicialmente com 35 crianças, passando a atender posteriormente, 144 na faixa etária de 0 a 07 anos de idade. Como se não bastasse esta ampliação no atendimento destas crianças que deixavam a creche por atingir a idade máxima de permanência na instituição (07 anos) e, percebendo que quase nada se tinha feito em favor dessas vidas, que, indefesas, continuavam a perambular pelas ruas da cidade, catando lixo e restos de alimentos, sem escola, ou sem famílias e ainda por cima, sem lazer! Percebeu que algo a mais precisaria ser feito, e ela fez!
No ano de 1986, fundou o Clube do Menor Trabalhador-CTB (hoje Centro de Educação Integral “Margarida Pereira da Silva” - CEMAR), em decorrência da ampliação das ações de desenvolvimento na Creche Pequeno Príncipe. Juntamente com pessoas ligadas e envolvidas com as questões relacionadas a crianças e adolescentes em situações de risco social, e desprovidas de assistência política e social básicas, por meio de grupos não governamentais que ganhou proporção. Tamanha determinação rendeu a nobre professora vários reconhecimentos e homenagens no exterior (títulos entre outros), e do sul do país (a Rede globo veio a Pombal e fez uma bonita homenagem no quadro Gente que Faz), fazendo revelar que uma nordestina mais precisamente uma paraibana de cor negra batalhou a custa de seu esforço e amizades que construiu, provou ser possível mudar a cara dos jovens deste país. Mas apesar dos esforços desta grande guerreira que lutou para que muitos pequeninos não tivessem uma vida de sofrimentos triplicados, resgatando- os desta linha de pobreza, ela foi pouco valorizada na sua terra natal, nem por isso ela fraquejou, continuou e continuou, como se fosse uma grande locomotiva que sonhava não em ser reconhecida pelos seus, mas simplesmente fazer o bem.
 Margarida foi ceifada do nosso convívio muito cedo, vitimada em um trágico acidente automobilístico, quando se dirigia para a cidade de Coremas, certamente esperava por lá auxiliar a mais alguém , como sempre o fez, foi a sua missão e a sua vocação. 
O seu exemplo de vida, fortaleza e luta por um futuro digno para crianças e adolescentes, está sendo vivenciado por àqueles que Margarida instruiu e deveras acolheram seus ensinamentos, e estão mostrando capacidade em ajudar os outros, dando um pouco do seu tempo, seu amor, seu trabalho e seu esforço, fazendo a diferença para os que procuram o CEMAR, que hoje completa 25 anos Fazendo Valer Direitos Humanos, e esse sempre foi o lema principal de Margarida. O CEMAR foi posso dizer não era o único , mas tornou-se o ultimo sonho desta mulher, a partir do sonho de uma criança simples vinda do sítio Olho D’água, que lutou e aprimorou os seus conhecimentos e jamais pensou no pronome meu, sempre foi nosso, pois a união de um grupo de amigos a ajudou a realizar este sonho para todos!
A Margarida Pereira, o meu muito obrigado, em nome da nossa cidade, principalmente pelos inúmeros empregos diretos e indiretos que a sua realidade proporcionou, sem falar dos lares e das crianças que hoje são homens e mulheres de bem, profissionalizados, capacitados e talvez não estejam ricas, mas aprenderam o valor da riqueza de ser solidário no serviço ao próximo. Ela simplesmente o foi... Margarida!
Que Deus a recompense por suas ações como mãe e educadora, pois você abraçou o futuro de muitos diamantes meninos e ajudou a lapidá-los em valiosos homens, por isso que o professor Luiz Barbosa(Luizinho), escreveu uma musica para homenagear o desempenho desta ilustre mulher, ele diz:

Ma
Mar
Marga
Margarida

Bela flor, uma vida
No sertão brotou
Se fez mulher
Se Fez mãe sem procriar
Sensível, guerreira e sonhadora
De tantos protetora...


Visite o CEMAR, e conheça o seu trabalho.

                                                  Adaptado da biografia elaborada pelo CEMAR, por Paulo Sérgio.

2 comentários:

  1. foi uma grande mulher,grande amiga ,foi uma perda muito grande,nesse dia,pombal perdeu uma filha ilustre.saudades sem fim.

    ResponderExcluir
  2. cinto muita falta dela foi muito importante pra mim ....bjs

    ResponderExcluir