domingo, 28 de agosto de 2011

Maria Leosilda Leite da Nóbrega, 16 de abril de 1968 a 03 de julho de 2004

         Leosilda, é a filha caçula do casal Olegário Praxedes da Nóbrega e de Corina Leite da Nóbrega, nasceu na cidade de Pombal – PB, no seio de uma família cuja prole é composta de cinco irmãos.
Viveu toda a sua adolescência e juventude na cidade, cursou o antigo primário e o Ensino médio na Escola Estadual de 1 º e 2 º graus “Arruda Câmara“, cursando, ao mesmo tempo o Pedagógico, na Escola Normal “Josué Bezerra”, concluíndo tudo em 1988.
No dia em 06 de junho de 1987, casou-se com José Willames Batista de Assis, filho de Joaquim Lúcio de Assis e de Dulce Batista de Assis, pois era o seu grande amor, com quem teve seu único filho Kervy Taffarel Leite da Nóbrega Assis. Ao lado de seu esposo sempre trabalhou ajudando a sua família no trailler de lanches que ambos possuiam e depois no anos a frente no Mercadinho Bom Sucesso ( o qual ajudou a adquirir), além das suas atividades como educadora. Em junho de 2000, Zida, como era conhecida na cidade, recebeu a grande notícia que havia passado no concurso público da Prefeitura Municipal de Pombal, sendo classificada na 18ª posição para o cargo de professora do Magistério – MAG I, onde foi lotada para a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professor Newton Seixas” (CAIC), ensinando a 4ª série do ensino fundamental.
Em 12 de julho de 2002, a professora Leosilda conclui o curso de Licenciatura em História na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em Patos, continuando a prestar serviços na mesma escola e dedicando-se incansavelmente. Sua contribuicão para a formação escolar e social daquele alunado durante quatro anos,( período curto, mas, que deixou em todos a marca da dedicação, responsabilidade e competência desta brilhante professora), foi de suma importância. Isso porquê foi acometida por um aneurisma cerebral, que a levou do nosso convivio, falecendo no Hospital de Emergência e Trauma, na capital do Estado, deixando para os familiares, amigos, colegas de trabalho além dos seus alunos, o sentimento de saudade , exemplo de vida e a certeza de que ela está junto de Deus.
Em dezembro de 2007, os seus alunos que ora concluiam o 9º ano do Ensino Fundamental, prestaram uma bonita homenagem por ocasião da Missa dos Concluintes, mais uma vez emocionando a todos os seus parentes e amigos.
Trago algumas recordacões de Leozilda, pois todas as tardes que tinha de folga, vinha auxiliar o seu marido no mercadinho, agente entrava para comprar, e lá estava ela pronta a nos atender! Um tanto concentrada e séria, mas muito receptivel, essa era a sua marca, e também gostava de fumar, quando sorria ficava bem a mostra um pontinho de sinal no canto do lábio superior. Lembro-me de uma tarde e salvo o engano, foi este o horário que ela entrou numa ambulancia para viajar , eu estava abrindo a igreja e a vi, eu não sabia era ela que ia se consultar, pensei que fosse ser acompanhante de alguém, mais depois recebi a triste notícia de sua partida e demorei para acreditar, pois era tão jovem e cheia de vida, com um desejo de vencer e crescer que até me surpreendeu, mas todos iremos um dia e não importa quantos anos temos nem o que fazemos, simplesmente partiremos!
A amiga Leozilda, o meu meu muito obrigado por sua contribuicão e dedicacão aos meninos de nossa Pombal. Sua luta será reconhecida além de sua determinacão implacável pela boa aprendizagem! Que o Deus da vida a recompense e te dê a paz.


Texto adaptado da biografia elaborada pela família, por Paulo Sérgio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário