quinta-feira, 26 de abril de 2012

Alvaro Benigno de Sousa (Mestre Álvaro), 29 de dezembro de 1908 a 10 de abril de 1994


Álvaro era natural de Pombal, filho de Filemon Estevão de Sousa e Ana Benigna de Sousa, irmão de Lelé, Maria das Dores e Benigna(Lourdes). Estudou o primário pelas casas das mulheres, que alfabetizavam os moleques naquele tempo, e sua caligrafia era muito bonita, relatou Sônia sua sobrinha.
Mestre Álvaro ,recebeu este prefácio, por ser ele alfaiate, e provavelmente ter iniciado com o amigo Adamastor Gouveia, bem como a Lélé, seu irmão, além de Dedé da Rua do Cacete Armando, entre outros(todos in memória). Além da alfaiataria, era agricultor e dono de canoas, que na data serviam a população, pois atravessavam as pessoas no período das cheias do rio Piancó, sob o comando de Chaguinha. Sua Localização exata era mais próxima ao corredor do rio, na Rua de Baixo. Acontece que neste período, ainda não existia a velha ponte, mas mesmo que houvesse seus serviços seriam inúteis, uma vez que as cheias, sempre ultrapassaram a marca do velho Grande Hotel, e o postinho central.
Tunillo Moto taxi, comentou que na sua infância sempre corria para as margens do Rio para ver os canoeiros, atravessarem de uma margem a outra, os comerciantes (feirantes), aos sábados, e no fim da feira, que era a tardinha.
Mestre Álvaro, nunca quis casar para não deixar sua mãe, mas tornou-se pai, dos filhos dos seus irmãos (o pai de Felizarda, casou duas vezes, bem como Lelé), e  ele ajudou a cuidar dos sobrinhos, e cuidou de sua mãe até seu ultimo dia sobre esta terra. Ouvi relatos que tivera uma namorada na rua de baixo, mas nunca quis casar.
Álvaro, era homem honesto, respeitador, e respeitado por todos! Sónia de Bubil e dona Vanda disseram: -‘’Um dia ele foi falar com o papagaio de Nedina de Godor, pois não podia ver bicho, que ele ficava brincando. Quando foi um dia ele recitou assim: - Melhoral, melhoral, melhora e não faz mal! Têca de Dr. Lourival, que não era gente, ensinou ao bicho, um monte de palavrões dias depois deste fato, pois sabia que deixaria Álvaro sem graça! E na outra oportunidade, que teve de recitar a frase: - Melhoral, melhoral, melhora e não faz mal! O papagaio completou: - E o ***?! Ele então ficou todo encabulado, que nunca mais puxou brincadeira com o bruto! Como ele era muito serio, não gostava de brincadeiras, e não as tirava com ninguém!’’
Dona Felizarda (Vanda), lembrou de um fato interessante: -‘’Tia Lourdes era famosa por seu arroz doce, e minha prima Vanda, chegou na casa dela e pediu um pouco do arroz que acabara de fazer, nisso minha tia disse que não, pois aquele arroz era para Inácio. Bom, insatisfeita com a negativa, a danadinha pegou um prato escondido, colocou o arroz nesse prato, e foi correndo para tio Álvaro e disse assim: - Olha aqui, que tia Lourdes mandou para o senhor! Ele comeu tudo, e ficou muito satisfeito! Mais tarde quando tia entra lá em casa Álvaro olha e comenta: -Oh, Louuurdes, muito obrigado pelo arroz, estava uma maravilha! Tia Lourdes gritou: - Aquela sem vergonha carregou o arroz de Inácio e trouxe para cá!‘’
No dia primeiro do mês de janeiro de 1994 ele adoeceu, era vitima de uma ulcera, e estava sentido dores, mas não havia revelado, então tomou um suco de acerola, como de costume, este provocou uma hemorragia, pois sua ulcera estrangulou, e ele partiu meses depois no hospital de Pombal! Como retribuição, Sônia cuidou dele até o fim. Ele havia cuidado dela desde os dez meses, e ajudado seus irmãos e primos, conforme comentado anteriormente.
Ao mestre Álvaro o nosso muito obrigado, sua contribuição para o processo de desenvolvimento desta bela cidade, em muito nos foi útil. Sua doação a família e aos seus, além dos trabalhos que desenvolveu proporcionando uma nova perspectiva de vida aos nossos conterrâneos, nos auxiliaram. Que Deus o Senhor da vida, te dê a recompensa e te conceda a paz!




Texto Paulo Sérgio

2 comentários:

  1. Caro Amigo Paulo Muito Justa essa Bela homenagem a Mestre Álvaro gostaria de tambem ver aqui uma outra homenagem dessa vez a Mãe de Mestre Álvaro Dona Ana Benigno de Sousa

    ResponderExcluir
  2. AMIGO PAULO BELO TRABALHO ELABORADO PARABÉNS CONTINUE ASSIM.

    ResponderExcluir