sábado, 3 de setembro de 2011

Antônio Pereira de Sousa, 14 de Abril de 1949 a 02 de Setembro de 2011.


Toinho da Igreja nasceu no Sítio Maniçoba, município de Pombal, era filho do saudoso agricultor João Pereira de Sousa e dona Ana Nunes de Sousa. Era ainda pequeno quando seus pais vieram para a cidade e  ao chegar aqui, cursou as suas primeiras letras na Escola Estadual João da Mata, por um período muito curto, pois não conseguia se concentrar nas suas aulas, mas aprendeu a ler e a escrever um pouco menos, mas embora a pouca habilidade gostava de anotar as placas dos veículos que passavam na BR230, quando conversava com populares próximo a sua casa ou de fronte a ela.

Toinho gostava de auxiliar na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, e fez parte fielmente no período do Pe. Sólon Dantas de França (Pároco por mais de 34 anos, na referida Instituição), mas pôde auxiliar também a figuras como Frei Albano da Ordem dos Franciscanos Menores (OFM e filho desta terra), além do Monsenhor Luís Laires da Nóbrega da cidade de Patos, que prestou a esta cidade relevantes serviços através da igreja local. E sua maior alegria era tocar a sineta na hora da elevação (Momento Eucarístico que a igreja considera o ápice de toda a sua liturgia, onde o pão e o vinho se tornam Corpo e Sangue de Cristo Jesus Nosso Senhor), isso claro, até a Quinta-Feira Santa quando ia servir como Apostolo, ao lado do Amigo Adilton( filho de Tôta), que também auxilia até hoje na matriz. Depois ele se afastou parece-me que fora para São Paulo e por lá passou uns tempos, mas quando retornou mantinha certo contato, só que com menos frequencia
A simplicidade de Toinho era fabulosa, tinha uma mentalidade de inocente, sempre vinha me mostrar a sua coleção de canetas e os blocos, de anotações que era montado em casa, bem como as anotações que fazia, como as suas placas ou o nome dos amigos. Para as missas vinha muito arrumado, um rapaz humilde que gostava de vestir camisa branca, calça social e sapatos pretos.
Quando chegava à sacristia da igreja ele me cumprimentava, dava uma voltinha à procura dos folhetos para missa (um gesto de doação e serviço), depois se colocava a porta para entregar aos fiéis folheto por folheto, não demorava muito ele voltava e me dizia: - Eu tô bem pertinho de completar... 59, 60, 61, 62 anos, isso todos os anos! Seguindo está afirmativa saía a seguinte frase: -Eu sou mais velho que vocês tudinho! Daí eu com brincadeira dizia ser impossível ter alguém mais velho que ele naquele espaço a não ser se juntássemos todos que lá estavam! Era muito engraçado.
Uma vez me rasgou o livro de leituras, santoral em dois, quando eu descobri , e o indaguei ele passou um bom tempo fugindo de mim. Depois me pediu desculpa e nunca mais fez nada igual. O meu ultimo contato com ele foi nesta Quarta-feira, quando me procurou para anotar umas intenções por seus pais, e desejava ir hoje de manha a missa das 09h00Min, com sua irmã, mas na manhã desta sexta-feira, sentiu-se mal e foi hospitalizado. Ainda disse a Consuelo: Eu tô dando muito trabalho, não Tô? Mas prometo nunca mais eu vou ao banco! Associava  o fato de ter passado mal a sua ida a agencia local para retirar o pagamento, horas antes de adoecer, e no fim noite foi vitimado por um enfarto, e partiu! Sua cadeira ficou vazia!
A Toinho da Igreja, o meu muito obrigado por sua amizade, por suas bincadeiras, e seus serviços prestados a esta cidade, a Paróquia e também a mim (pois muito me ajudou, juntando no final das celebrações, os folhetos que distribuía). Obrigado pelas alegrias que proporcionou a todos, que Deus o tenha na sua Gloria e que te recompense! 


                                                                            Texto de Paulo Sérgio

Um comentário:

  1. Algumas pessoas passam por nossas vidas como brisas leves por sua forma simples de ver a vida Toinho foi uma dessas pessoas, fique com Deus e descanse em paz. Parabéns Paulo por essa merecida homenagem.

    ResponderExcluir