segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Joaquim Cavalcante Formiga, 13 de setembro de 1926 a 18 de setembro de 2005

        Joaquim era natural de Pombal-PB, nascido e criado no Sítio Grossos, próximo a Comunidade de Várzea Cumprida dos Leites. Filho do casal Euclides Joaquim  Formiga e de dona Sancha Cavalcante Formiga, que tiveram 18 filhos , escapando apenas 12, todos criados pela saudosa Petronila Delfina(Petú). Nessa época de 1926, Pombal caminhava sob nova administração executiva, seu prefeito era Odilon José de Assis e o subprefeito, Francisco de Sá Cavalcanti (Livro, A Grande Pombal, pág.75).
Como as aulas eram particulares, estudou Joaquim, e seus irmãos nas casas dos arredores, cursando o que chamavam antigamente ensino primário.
Seu Joaquim trabalhou na agricultura sua infância e parte da sua juventude, na propriedade de seu pai, e em 1950 veio morar na rua (como si dizia antigamente), aonde montou a bodega para trabalhar morando por 03 anos no Bairro dos Pereiros, mas também continuou com suas atividades de agropecuarista, visitando com freqüência a propriedade.
Em 06 de Janeiro de 1951 casou com a jovem Maria Almeida Formiga e desta união nasceram os filhos, Maria de Lourdes, Socorro Formiga, Maria de Fátima(in memória), Joaquim Filho(Formiguinha, grande comerciante nos dias atuais), José Almeida, Marcos Formiga, Alberto Formiga e Almir, além de 14 netos e 04 bisnetos.
Já em 1953, compra o novo prédio para a sua bodega, localizada a Rua Argemiro de Sousa, 29 (quanto a Argemiro, foi o filho bastardo de uma negra pombalense, que na sua época estudou, e si formou em Ciências Jurídicas e Sócias na Faculdade do Recife em 1889, transformando-se em um dos maiores redatores, filho de Pombal, que trabalhou na capital do Estado, no Jornal Estado da Paraíba de propriedade do Partido Conservador. Seus ideais de Republicanos foram expressos com maior proporção apoiado por figuras como Castro Pinto e Epitácio Pessoa, Artur Aquiles e João Pessoa, relato do pesquisador Wilson Seixas no seu livro O Velho Arraial de Piranhas, pág.342), onde está localizada até os dias atuais sob a administração do seu filho Alberto. Alberto me revelou ser o seu pai Joaquim, muito bricalhão. Sempre nas conversas dos seus, saia ele com uma piada, arrancando alguns sorrisos dos filhos ou amigos que se faziam presentes, mas no máximo era calado. Agora Almir um de seus filhos, me revelou nestes termos, -`` As vezes agente assistindo a televisão, e papai sentado, na hora que aparecia uma jovem bem bonita,  bem charmosa aí ele dizia bem alto, essa morena me deve uma conta!``
Brincadeiras a parte, a realidade é que seu Joaquim passou para os seus, os valores até hoje seguidos a risca! Valores como a responsabilidade, honestidade e respeito aos outros.
Ao amigo Joaquim Cavalcante Formiga, o meu muito obrigado pelos 55 anos de serviços prestados a esta bela cidade na qualidade de Bodegueiro ao lado dos seus outros companheiros comerciantes, cada qual com sua especialidade e seu ramo, além de fiel e apaixonado agropecuarista, favorecendo ao progresso da nossa Pombal na figura do homem do campo (que alimenta até os dias atuais o país). Que Deus te conceda a sua recompensa e te dê a paz!
                                                                   Texto, Paulo Sérgio

Nenhum comentário:

Postar um comentário