sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Tomaz Ferreira da Silva, 29 de dezembro de 1906 a 12 de dezembro de 1990


Filho do casal João Ferreira da Silva e Maria Francisca da Conceição, Tomazinho na intimidade, era natural da cidade de Catolé do Rocha- PB. Possuía poucas letras, apenas o primário, e quando moço viveu na agricultura, que era a ocupação mais abraçada por todos naquela época (e segundo Seu Eufrásio, duas coisas mantinham a subsistência do homem sertanejo naquele tempo, eram a Pecuária, com suas bacias leiteiras e a agricultura), ele também animava com seu fole de 8 baixos os diversos bailes da cidade de Catolé do Rocha, sua terra natal, e por Pombal, quando veio morar por aqui em companhia de sua mãe Maria no inicio do ano de 1932, por ocasião das obras da linha férrea que já havia chegado em Patos-PB, e si destinavam para essas bandas (marcando o inicio de um progresso e do desenvolvimento nestes sertões, antes da década de 30, pois foi a estação de Pombal-PB, inaugurada em 24 de outubro de 1932, segundo Jônatas Rodrigues, no blog Estações Ferroviárias da Paraíba).

Além do fole de 8 baixos, Tomaz era extremamente habilidoso com as máquinas dos mais variados tipos, que seriam futuramente sua ocupação principal, ele praticamente se tornou uma referência no ramo de prestação deste tipo de serviço na região, o conserto de máquinas. Lembro-me que quando eu era criança, mãe mandava minha tia na rua para chamá-lo. Mais tarde chegava minha tia dizendo: -`` Mãe, passei lá em Tomazinho, e ele só vem aqui amanhã!`` No outro dia, e às vezes até na mesma tarde,  ou ele ou seu filho chegava para olhar a máquina de costura de minha avó, e quando não descobria o defeito, retirava a parte de metal, que é o mais pesado naquele instrumento de trabalho, e deixava só a caixa de madeira com os pés de ferro, onde depois que eles saiam, eu ia brincar de carro jogando a Cia da máquina   para o lado e me sentado espaço do pedal, ia de um lado para o outro!
Em 1936, casou com a pombalense Judite Jacome de Araújo (ela era filha do casal Manoel Triburtino de Almeida e Maria Jacome de Araújo). Após o casamento foram morar na antiga Rua do Guindaste, que recebeu este nome devido à instalação de um velho guindaste a vapor e por lá ficou no período e tempos depois da implantação da linha férrea de 1932 a 1945 (Quiu lebrou que quando as pessoas começaram a construir suas casas, o ponto de referencia para dar aos amigos era próximo ao guindaste, daí o nome!).
Desta união nasceram Raimundo(Raimundinho), Francisco (Quiu de Tomazinho, seu sucessor na arte de consertar máquinas), Severino (Lozinho, in memória), e Francisca (vulgo, Buana).
Francisco lembra que nos horas de folga, seu pai abraçava o velho amigo, o fole de 8 baixos , e começava tocar em casa só para eles, matando as saudades de sua juventude e talvez quem sabe dos grandes bailes onde ele era a estrela principal, com seus companheiros. E lembrou de um fato relatando assim: -`` O primeiro prédio que papai começou a trabalhar em 1956, era ali vizinho aonde hoje é o Armazém dona Lourdes de Orlando, num passado próximo. E vizinho era a casa do Major Salgado, quando o padre Martinho, que na época era moleque, saía da escola e corria para vir brincar na oficina de papai, era certo todo dia! Ele entrava e começava a mexer nas coisas daí a pouco se melava todo de óleo! Com um pedaço a mãe dele sai a sua procura, e o encontrava lá dentro da oficina de papai, e não gostava da cena que via,  porque tinha de banhar ele óleo diesel para tirar o lubrificante das máquinas do corpo! Pode perguntar que ele confirma tudinho!`` E continuou: -``Em meados de 1960, a gente mudou para aquele prédio mais a frente, e lá estou até hoje, 51 anos de naquele local. O prédio é de um filho de João Osias(in memória), lá do Sítio São José dos Alves``.







A Tomazinho, pelos serviços prestados a esta cidade, como profissional da montagem da linha férrea, animador de bailes e renomado especialista das máquinas de costura, tirando tantas costureiras do prego, a fim de confeccionar as roupas dos pombalenses nas diversas ocasiões festivas, o meu muito obrigado! Com sua arte auxiliastes no processo de desenvolvimento desta Terra de Maringá, nossa Pombal! Que Deus te conceda a recompensa e a sua paz!


                                                                                                   Texto, Paulo Sérgio

Um comentário:

  1. Boa noite !
    Sou Tomaz Neto, neto de Tomaz Ferreira da Silva, citado de forma magnifica nesse blog, parabéns ao Ségio Paulo e outros envolvidos nesse projeto, nós famíliares do Sr. Tomaz estamos honrados e satisfeitos com esse maravilhoso presente.

    Em nome de nossa família, muito obrigado a todos.
    Tomaz Neto

    Continuem elogiando a quem fez história em nossa cidade.

    ResponderExcluir